GUARAPUAVA TEM O MENOR ÍNDICE DE TRANSMISSÃO DO NOVO CORONAVÍRUS REGISTRADO NESTE ANO

 




Ontem terça-feira (09), de acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade apresentou o menor índice de transmissão do novo coronavírus do ano. A taxa ‘RT’ ficou em 0.29. Isso significa que, até o momento, a velocidade de contágio tem desacelerado nas últimas semanas. Um dos motivos apontados é o avanço da vacinação. 

 

Com a taxa de transmissão, é possível estimar como a doença se espalha entre a população. O cálculo é feito a partir da média dos últimos sete dias, levando em conta as novas infecções no intervalo de uma semana. Esse número é dinâmico, podendo sofrer alterações. 

 

O “RT”, o Índice de Retransmissão ou ritmo de contágio, mostra para quantas pessoas 1 paciente infectado consegue transmitir o novo coronavírus, e dá uma estimativa de como a doença se espalha entre a população. Assim, quando esse número é menor ou igual a 1, observa-se a queda no número de casos.

 

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

O Boletim Epidemiológico desta terça-feira registrou 12 novos casos, totalizando 40 casos ativos na cidade. Guarapuava também não registrou novas mortes em função da Covid-19 nos últimos 13 dias. 

 

GUARAPUAVA IMUNIZADA

Hoje foram aplicadas 1.547 doses (número que inclui doses únicas, primeiras, segundas e terceiras doses). Assim, 79,64% da população recebeu ao menos a primeira dose. Amanhã a aplicação segue nas Unidades Básicas de Saúde, conforme calendário divulgado pela campanha.


Comentários