CELSO GOES SENSIBILIZADO COM ATENÇÃO A SAUDE MENTAL INAUGURA RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA

 



Sensibilizado com a atenção da saúde mental, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes inaugurou na tarde desta quarta-feira (04), a primeira Residência Terapêutica. O espaço é uma alternativa de moradia para pessoas com transtornos mentais/psiquiátricos, dependentes de ajuda para suas atividades de vida diária, incluindo usuários de álcool e outras drogas, que tiveram alta de internações psiquiátricas, mas não possuem suporte financeiro, social ou vínculos familiares que permitam a reinserção social.

 

Com esse espaço, Guarapuava poderá trazer mais dignidade aos pacientes com transtornos mentais, que estão internados e afastados da sociedade. A residência servirá como apoio a essas pessoas que não têm suporte familiar e social suficiente para garantir um espaço adequado de moradia ”, afirma o prefeito, Celso Góes.

 

 

“A Residência Terapêutica é um componente da rede municipal muito importante. É um elo dentro da rede vulnerável. É muita alegria poder concretizar este projeto, deixamos a rede de atenção psicossocial completa e vamos dar mais dignidade aos nossos pacientes”, complementou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

 

A unidade vai atender 10 pacientes. A casa está dividida em duas alas, masculina e feminina e,  conta com quartos, dois banheiros, copa, cozinha, lavanderia, além de um amplo espaço externo.   “A ideia é que seja uma casa normal, sem nenhuma característica de instituição, onde eles terão os seus quartos, e que nós, profissionais, iremos ajudá-los em sua ressocialização. Serão cuidados através de uma equipe especializada e capacitada para atendimento com qualidade e efetividade, tendo como equipe de apoio, os CAPS do Município” finalizou a coordenadora da Atenção Especializada, Claudia Cunico Locatelli.



Comentários