Gripe: Paraná vacina menos da metade do grupo prioritário e agora o acesso [e gratuito para toda a população

 


Com a baixa procura dos grupos prioritários, a vacina conta a gripe poderá ser acessada pelo SUS no Paraná por toda a população acima de seis meses de idade. A decisão foi confirmada ontem (23) pela Secretaria de Estado da Saúde. Até esta quinta-feira (24), foram aplicadas menos de dois milhões de doses da vacina, o que representa uma cobertura vacinal de apenas 42% do grupo prioritário, composto por cerca de quatro milhões e meio de pessoas.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a decisão de abrir a vacinação para a toda população decorre do desinteresse geral dos paranaenses. Apenas três dos 399 municípios do Paraná atingiram a meta de 90% de cobertura dos grupos prioritários: Nova Tebas, Pérola d’Oeste e Saudade do Iguaçu. Desde o início da campanha nacional de imunização contra a gripe, o Estado recebeu do Ministério da Saúde quase quatro milhões de doses de vacina contra a Influenza.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, com a decisão de aplicar a vacina em toda a população acima dos seis meses de idade, todas as 22 regionais foram orientadas a repassar a determinação para os municípios. A estratégia e a execução das campanhas de imunização são de responsabilidade das secretarias municipais.

Comentários