DR. ANTENOR REÚNE ATLETAS E TÉCNICOS DE VÁRIAS MODALIDADES E PROPÕE REAVIVAR ESPORTES

 Assessoria:

 


A série de Encontros Temáticos lançada na noite de 13 de outubro no Spaço Vale do Jordão, pelo candidatos a prefeito, o médico Antenor Gomes de Lima (PT) e a vice-prefeito, o economista e advogado João Nieckars (MDB) , teve como tema inaugural “ A política pública municipal para o esporte” . Participaram da abertura atletas e técnicos de ambos os sexos e de várias idades representando diversas modalidades, entre elas futebol de campo e de salão, basquete, handebol e voleibol.

Em linguagem coloquial, o Dr. Antenor argumentou que compreende o esporte como um elemento integrador da sociedade que é capaz de reunir pessoas de diferentes classes sociais e que o setor esportivo necessita da devida valorização por parte da administração municipal, o que segundo ele, não ocorreu nas últimas gestões. O candidato explicou que para corrigir as distorções nessa área, orienta-se pelo projeto do professor de educação física guarapuavano Gibran Leotiner que prevê a reformulação completa da pasta

com a

criação da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação, Lazer e Qualidade de Vida.

Para a implementação desse plano de governo foram apontados alguns direcionamentos: a reativação do futebol amador, o investimento em logística, a importância de programas escolares em contra-turno, o combate a obesidade infantil por meio de práticas esportivas, o desenvolvimento de um programa para a terceira idade, a promoção de diálogos do esporte com a educação, a saúde e a cultura, a contratação de estagiários de educação física, pedagogia, arte-educação, psicologia e nutrição para atuação em programas esportivos e também culturais que envolvam música, arte e dança, realização de um Censo Esportivo Municipal.

Após essa exposição o Dr. Antenor solicitou falas e sugestões de atletas que aceitaram seu convite e que no seu entender conhecem melhor a realidade do tema. Muitas foram as manifestações, a maioria delas lamentando a situação dos desportistas . Claudinéia Schineman, do basquete, explicou que os treinos são realizados na Praça da Ucrânia das 22h à meia-noite e que não há ginásio para a prática. “ Se não temos ginásio para todas as modalidades algo está errado ” . Henrique Lobachevski disse que a realidade da periferia é muito difícil que só há espaço para futebol, “isso porque um campo de várzea com duas traves serve de referência”. Gabriela Dalmaz, a “patinha” do futsal , filha do desportista Dirceu Pato, considerou o encontro muito importante para para reconhecer, definir e orientar os novos rumos para o esporte. O médico considerou o evento um belo encontro entre pessoas que fazem parte da história do esporte em Guarapuava com a sua nova geração.

De onde virá o dinheiro¿

O candidato a vice-prefeito João Nieckars deu ênfase ao seu conhecimento em economia para dizer como viabilizar recursos para financiar programas esportivos, de lazer e recreativos para a melhoria da qualidade de vida da população. “Esses recursos serão obtidos a partir da redução do número de cargos comissionados e da redução salarial dos cargos comissionados, isso porque observadas as devidas proporções, Guarapuava tem mais cargos comissionados que a prefeitura de Curitiba, a capital do Estado.” Outra fonte de recursos bastante viável é a redução de locação e de valor de aluguel de imóveis pela administração municipal.

Só com isso poderíamos ter uma economia de R$2 a 3 milhões por ano nos cofres municipais, dinheiro esse que poderá ser repassado para a política municipal de esportes que estamos definindo com vocês e o Antenor”, concluiu Nieckars.

Texto e fotos: ASSESSORIA

COLIGAÇÃO GUARAPUAVA PARA TODOS – PT, MDB e PCdoB



Comentários