domingo, 17 de maio de 2020

Maio Laranja é o mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado nesta segunda-feira (18). Por conta da pandemia da Covid-19, a Fundação de Ação Social (FAS) irá atuar de maneira diferente para conscientizar a população curitibana, neste ano.
As campanhas vão acontecer no meio virtual através de e-mails, redes sociais e aplicativos de mensagens. As cestas básicas vão estar com folders informativos que serão entregues para as famílias nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), entre os dias 18 e 22 de maio.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeila Plath, destaca a importância do debate sobre o abuso e exploração sexual para conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar.
De setembro de 2019 a abril de 2020, 377 crianças e 230 adolescentes foram atendidos com suspeita de abuso e exploração sexual, na Central de Serviços da Proteção Social.
O atendimento às vítimas e as famílias é feito pela FAS através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) que são responsáveis por acolher, encaminhar e acompanhar os casos em parceria com a Rede de Proteção. As denúncias podem ser feitas pela central 156, da Prefeitura de Curitiba, pelo Disque 100 ou pelo Disque Denúncia 181.
Na semana do combate de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes também serão realizadas lives, entre os dias 18 e 22 de maio, para debater o assunto. As videochamadas serão transmitidas pelo instagram da Polícia Civil do Paraná, @pcproficial.

A MATÉRIA EM DESTAQUE

Perna de criança é encontrada no esgoto de Pato Branco

  A Polícia Civil foi comunicada, nesta quinta-feira, 06, que um funcionário da Sanepar havia encontrado uma perna de criança na Estação de ...