quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

PIB cresce 0,6% no terceiro trimestre, aponta IBGE



Dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, mostram que o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. Já na comparação com o mesmo período de 2018, o PIB teve crescimento de 1,2%.

Para o economista e coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Ricardo Balistiero, o resultado superou as expectativas, mas ainda está longe de ser ideal.
“Foi um resultado que superou um pouco as expectativas, que davam conta de um crescimento na casa de 0,4%, e veio 0,6%. Está muito aquém daquilo que o país precisa para, por exemplo, voltar a gerar emprego. Por uma razão muito simples: a saída da recessão é uma saída muito lenta. Essa é a saída de recessão mais lenta que nós temos no Brasil nos últimos quase 40 anos”, disse.
Em valores correntes, o PIB atingiu R$ 1,8 trilhão no terceiro trimestre de 2019. A agropecuária apresentou a maior alta e registrou 1,3%. Na sequência, ficou a indústria, que subiu 0,8%; e, nos serviços, a elevação ficou em 0,4%, todos os percentuais na comparação com o trimestre anterior.
Segundo os dados do IBGE, as exportações de bens e serviços caíram 2,8%, mas as importações de bens e serviços cresceram 2,9%, se comparado ao segundo trimestre de 2019.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA