Pesquisa aponta que as compras on-line devem se igualar às feitas em lojas físicas
Um
levantamento realizado pelo Google Brasil mostra o equilíbrio entre os
mundos on-line e off-line durante a Black Friday e aponta que pela
primeira vez as compras feitas em lojas físicas devem se igualar às
realizadas pela internet.
No mercado brasileiro o número de pessoas que
compram em ambos os mundos, físico e virtual, os chamados consumidores
“omnichannel”, chegará a 25% em 2019. No ano passado, esse perfil era de apenas 7% do total de compradores.
Segundo
o coordenador dos cursos de Marketing e Marketing Digital do Centro
Universitário Internacional Uninter, Achiles Júnior, as empresas poderão
explorar todas as possibilidades de interação. Essa tendência é uma
evolução do conceito conhecido como multicanal, que tem seus esforços na
experiência de compra do consumidor nos diversos canais existentes de
uma determinada marca.
O
fato é inédito e importante, pois desde que surgiu no Brasil, em 2010, a
“sexta-feira negra” tem foco, esforços e resultados voltados às vendas
on-line.
“Diferentemente
do que ocorre no nosso país, o objetivo real da Black Friday era limpar
estoque nas lojas físicas americanas, ação funcional e direcionada para
abrir espaço físico nas gôndolas e prateleiras nos estabelecimentos
para a chegada dos produtos voltados à época de Natal”, explica o
professor.
A
promoção criada pelos norte-americanos ocorre na sexta-feira após o Dia
de Ação de Graças, importante data do varejo nos Estados Unidos. Aqui é
realizada no dia 29 de novembro.
O
evento é a segunda principal data para o varejo nacional, fica atrás
apenas do Natal. No total, a expectativa é que as lojas virtuais
brasileiras recebam mais de 10 milhões de pedidos, com tíquete médio de
R$ 350. As categorias mais buscadas são: informática, celulares,
produtos eletrônicos, moda, acessórios e casa e decoração.