quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Apresentações e oficinas de teatro levam grande público à Unicentro




Na noite da última segunda-feira (02/09) e na tarde e noite da última terça-feira (03/09), no auditório Denise Stoklos da Unicentro de Irati, foram realizadas gratuitamente apresentações da peça “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo”, dirigida por Marcos Damaceno (a partir da obra de Thomas Bernhard) e encenada por Rosana Stavis, ambos representando a Cia. Stavis-Damaceno. Dentro desta programação, houve também oficinas de teatro e de formação de plateia, debates e apresentações didáticas.


Trata-se de um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com apoio da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL).

Em Irati, o projeto teve expressivo apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura, a qual providenciou o transporte de espectadores até o Auditório Denise Stoklos, da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM), a qual confeccionou convites e promoveu a divulgação das atividades, e da Unicentro, que cedeu o espaço. A produção local foi feita pela empresa Essencial Assessoria em Eventos e Cerimonial, das proprietárias Darieli Gryczak e Emerline Ramos. Ao todo, somando-se as presenças nos dois dias do evento, mais de 500 pessoas estiveram participando, entre o público que assistiu a peça e os professores e atores que tomaram parte nas oficinas.

Para o secretário Alfredo Van der Neut, que responde pela pasta da Cultura em Irati, a peça “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo” é muito importante e de muita qualidade. “A atriz Rosana Stavis conseguiu, sozinha, fazer mais de uma hora de um espetáculo que deixou a todos encantados e meditando sobre um tema interessante. Eu admiro muito este tipo de trabalho, e acho fundamental que a Cultura esteja presente em todos os momentos da nossa vida”, declarou, acrescentando que as pessoas que acompanharam a apresentação levaram um pouco do aprendizado do teatro para casa.

Alfredo Van der Neut também citou que direcionará esforços, junto à Prefeitura, para que outras peças teatrais sejam realizadas no município de Irati, permitindo que a Cultura a cada dia se renove e floresça mais, fazendo um agradecimento especial a todos que se envolveram ou participaram do projeto, e um convite para que seja mantida a parceria com as equipes de Marcos Damaceno e Rosana Stavis.


Turnê 2019 pelo Paraná marca 15 anos da Companhia

Em 2019, a Cia. Stavis-Damaceno celebra 15 anos de existência e atividades ininterruptas de investigação da cena teatral, produção e difusão, além de trabalhar com processos pedagógicos em teatro.

Fundada em 2003 pelo diretor e dramaturgo Marcos Damaceno e pela atriz Rosana Stavis (frequentemente apontada pelos críticos como uma das maiores atrizes do país), a companhia acumula em seu repertório espetáculos com alta relevância no cenário teatral brasileiro. Neste ano, Marcos Damaceno recebeu o Prêmio Shell pela dramaturgia de Homem Ao Vento, trabalho mais recente da companhia.


ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA