Parceria firmada no Fórum de Docentes e Discentes cria
banco de projetos para soluções na área de infraestrutura e incentiva pesquisas
científicas
A
Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Conselho Regional
de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) assinaram na noite desta
quarta-feira (7) acordo de cooperação técnica para incentivar o conhecimento
científico e inovação tecnológica com objetivo de encontrar soluções que
possibilitem o desenvolvimento local e regional.
A
parceria foi firmada na abertura do 26º Fórum de Docentes e Discentes,
realizado pelo Crea-PR até sexta-feira (9), no Centro Universitário UDC, em Foz
do Iguaçu, com o tema “A Inovação para um Ensino Empreendedor”. O evento reúne
professores e universitários dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências.
“O
acordo de cooperação prevê um Simpósio de Metodologias Ativas no Ensino
Superior e um programa estadual com banco de projetos para soluções e inovações
na área de infraestrutura”, afirmou o superintendente da Ciência, Tecnologia e
Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, responsável pela palestra magna do
evento.
Na
avaliação dele, é fundamental a conexão entre formação acadêmica e mercado de
trabalho com trocas de experiências entre docentes e discentes. “Como órgão de
classe, o Crea-PR possibilita o debate e a atualização dos profissionais e
universitários da Engenharia, Agronomia e Geociências”, ressaltou.
O
superintendente elogiou o Fórum e destacou que o evento aponta perspectivas na
ciência e tecnologia, por meio da integração acadêmica com o exercício
profissional. “A engenharia apresenta soluções de problemas no esforço da
produção científica. O encontro entre a teoria e a prática é importantíssimo
para inovação e desenvolvimento do nosso Estado”, comentou.
PROFISSIONAL DO FUTURO
O
presidente estadual do Crea-PR, o Engenheiro Civil Ricardo Rocha, afirmou que a
formação do profissional do futuro é desafiadora por conta das mudanças na
sociedade e no mercado de trabalho, processo que deve se tornar ainda mais
complexo nas próximas décadas.
“As
tecnologias progridem em nível exponencial e, com o desenvolvimento da
Inteligência Artificial e as transformações e implantação da indústria 4.0,
ainda é incerto a que ritmo as mudanças irão ocorrer. O desafio é preparar os
futuros engenheiros para uma sociedade que se reinventa”, avaliou.
Apesar
dos avanços tecnológicos, Rocha ressaltou a necessidade de manutenção de “uma
base sólida, construída ao longo de séculos de conhecimento científico
acumulado” nas engenharias, agronomia e geociências. “O mercado exige
profissionais dinâmicos, empreendedores, com capacidade mais apurada em
examinar diferentes cenários de forma integrada e humanística. As necessidades
da população mudam, e os engenheiros do futuro devem estar preparados para
atendê-las. Parcerias como esta firmada com a Superintendência de Ciência,
Tecnologia e Ensino Superior contribuirão para este preparo”, conclui o
Presidente do Crea-PR.