quarta-feira, 5 de junho de 2019

Paulo Litro questiona critérios para escolha dos chefes de Núcleos Regionais da Educação


O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) apresentou nesta terça-feira (4/5) três requerimentos ao Governo do Estado em que questiona os critérios utilizados para as nomeações dos chefes dos Núcleos Regionais da Educação. O parlamentar afirmou que recebeu informações sobre diversas escolhas que não estão de acordo com os resultados obtidos nos testes seletivos realizados para a função.


“Se foi estabelecido o teste para a escolha da nomeação, é preciso que exista um critério de avaliação único e aplicado em todas as regiões do estado, caso contrário passa a impressão que a Secretaria da Educação tinha preferência por alguém e ajustou a escolha de forma discricionária, colocando em xeque todo o mérito do processo seletivo”, disse Paulo Litro.

Implantados a partir de uma iniciativa do Governo do Estado, os testes seletivos foram realizados com auxílio da Fundação Lemann e divididos em cinco etapas que incluíam análise de currículos; estudos de caso; teste online de raciocínio lógico; teste online de gestão e entrevista para apresentação de plano de gestão para o Núcleo à uma banca multidisciplinar da Secretaria da Educação.

O deputado citou o exemplo de Dois Vizinhos, onde a nomeação do chefe de Núcleo Regional da Educação está muito atrasada em relação as demais regiões do estado e que recebeu a informação que a função será exercida por uma pessoa que não passou no teste seletivo.

“O secretário da Educação, Renato Feder, precisa cumprir aquilo que se propôs a realizar, publicizando os critérios de avaliação dos testes seletivos e respeitando os resultados de maneira transparente e democrática”, afirmou o parlamentar.

Os requerimentos de Paulo Litro solicitam a convocação do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, para que apresente os critérios e forma que foram realizados os testes; explicação por escrito sobre os resultados e critérios dos testes seletivos e justificativa para a demora da nomeação do chefe de Núcleo em Dois Vizinhos.  


ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA