sexta-feira, 7 de junho de 2019

APA Challenge realiza o Grande Prêmio Guilherme Mondin neste sábado com homenagens e muita emoção

 
Fotos: Gilmar Rose
Com dois conterrâneos na liderança do campeonato, a etapa homenageará um dos pilotos guarapuavanos da competição que faleceu no ano passado.

O Kartclube de Guarapuava receberá neste sábado (08), a partir das 8h da manhã, a 3ª etapa da APA Challenge 2019, campeonato de kartismo amador realizado e promovido pela Associação de Pilotos Amadores de Kart (APA Kart), que aproveitará a oportunidade para homenagear um guarapuavano que brilhou na categoria em anos anteriores e que veio a falecer no fim de 2018. O evento também celebrará a parceria com o Projeto Anjos Inocentes, que cuida de crianças em situação de vulnerabilidade social em Guarapuava.

HOMENAGEM
Guilherme Mondin, guarapuavano de coração, advogado da cidade e piloto da APA, faleceu por conta de um mal súbito no fim do ano passado, com apenas 27 anos de idade. Como legado, Mondin deixou uma impressionante vontade de mostrar para todos, principalmente para as crianças, que o automobilismo é cativante e possível.
"O Guilherme abraçou a causa da APA, que é aproximar o máximo de pessoas possível de um esporte que é conhecido por ser elitista e distante. O Guilherme inúmeras vezes nos ajudou a mostrar que o automobilismo pode ser gentil e acessível. Essa etapa de Guarapuava será muito especial, pois faremos uma homenagem com o pouco que temos de forma a honrar a herança de gentileza e amor que ele deixou", afirma Thiago Fuck, piloto e presidente da Associação.
Mauro Mondin, Juiz da Comarca de Pitanga, também piloto da APA e tio de Guilherme, é um dos principais patronos da etapa e espera que seu sobrinho goste da corrida de sábado, que levará seu nome como homenagem. "O Guilherme era uma pessoa muito simples e humilde. Ele adorava compartilhar com os outros a paixão pelo kartismo, ainda mais quando havia crianças nas corridas da APA. E é isso o que tentaremos fazer nessa etapa que marca a saudade que sentimos dele", diz.
ANJOS INOCENTES
Para tanto, de forma a homenagear o Guilherme e amplificando uma atitude que tem sido tradição nas etapas da APA, cerca de 50 crianças do Projeto Anjos Inocentes de Guarapuava, que cuida de jovens em situação de vulnerabilidade social, liderados pelo Frei Alexandro, serão levadas para conhecer os karts, os pilotos e assistir a corrida.
Em parceria com a Secretaria de Esportes de Guarapuava e patrocinado pela Água da Serra, Belíssima Casa Di Frutas, Superpão Compre Mais, Expressiva Modas e Guaratu Compensados, as crianças, tanto do projeto quanto as que forem ao kartódromo neste sábado, ganharão café da manhã e cachorro quente. Com o apoio da Atitude Eventos, serão disponibilizados brinquedos infláveis e cama elástica para a diversão dos pequenos e das pequenas.
“Pelo kartódromo não ser restrito e nem restritivo, as crianças terão um momento com os pilotos também, antes e depois das atividades de pista, em que elas serão apresentadas ao equipamento de corrida, terão também a oportunidade de perguntar tudo o que quiserem. É a forma humilde que encontramos para aproximar novos fãs e promover o bem estar, com uma coisa tão legal que é o kart”, comenta Thiago Fuck.
CAMPEONATO
A APA conta com dois campeonatos distintos - Graduados e Master - sendo a primeira destinada a todas as idades e a segunda destinada para quem tem mais de 40 anos. Na pista, o campeonato chega à sua metade pegando fogo, com Guarapuava sendo muito bem representada e dando orgulho aos seus munícipes. Após duas etapas movimentadas no começo do ano, na Graduados, O guarapuavano Clederson Fio lidera com 92 pontos, dez de diferença para o curitibano Jackson Gonçalves, se colocando como franco favorito para a conquista do campeonato no fim do ano.
Mas ele não terá vida fácil. Como cada etapa da APA distribui mais de 50 pontos, entre vitórias, bonificações por melhores voltas e conquista de pole position, o campeonato ainda está bastante aberto. Na cola de ambos, vem Diego Cavallari com 74 pontos, Bruno Rocha com 58 e Bruno Risseto com 57.
Na Master, outro guarapuavano também tem dado um show de consistência. José Arthur lidera o campeonato com 79 pontos, doze a mais que o paulista Plínio Frota que o segue com 67. Na terceira colocação vem o patrono e guarapuavano Mauro Mondin com 62, seguido por Paulo Lourenço com 58 e Clodoaldo Gato com 48.
SOBRE A APA
A APA é uma associação de pilotos amadores de kart que, sem fins lucrativos, decidiu se unir para correr e exercitar suas paixões. O que começou com uma ideia de dois amigos, Diego Pardo e Thiago Fuck, hoje se tornou uma das categorias mais procuradas pelos pilotos de kart, pelo fato dela proporcionar um bom ambiente de encontro e amizade, prezado principalmente pelo baixo custo. Em dois anos de campeonato, a APA sempre registra uma média de 25 pilotos em seu grid, e hoje parte para a expansão, tanto de filiados quanto de fãs.
SOBRE A ETAPA
A 3ª Etapa APA Challenge 2019 - Grande Prêmio Guilherme Mondin, acontece no dia 08 de Junho, das 8h da manhã até às 17h, no KartClube de Guarapuava, que fica na Avenida Vereador Rubéns Siqueira Ribas, 612. A entrada é gratuita e aberta à população.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA