segunda-feira, 25 de março de 2019

Mudanças no zoneamento agrícola e no direcionamento do serviço meteorológico vão reforçar seguro rural



Mudanças em curso, como o aprimoramento do zoneamento agrícola e o direcionamento dos serviços de meteorologia para a atividade agrícola, fazem parte da reestruturação do seguro rural, que deverá ter seu valor aumentado no Plano Safra deste ano para atender a um maior número de produtores. O assunto foi abordado em seminário realizado nesta segunda-feira (25), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O evento marcou o Dia Meteorológico Mundial, ocorrido no sábado (23). O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eduardo Sampaio, explicou que a modernização do zoneamento é o foco do Mapa e o direcionamento dos serviços meteorológicos vão reforçar o seguro rural.
Sampaio destacou a importância de intensificar o uso de informações climáticas do Inmet para facilitar o trabalho dos agricultores e para a definição de políticas do setor.
O zoneamento agrícola permite ao produtor rural identificar o melhor período de plantio de culturas nos diferentes tipos de solo para evitar riscos de perdas relacionadas a fenômenos climáticos adversos.
O diretor do Inmet, Francisco Diniz, que representa a Organização Meteorológica Mundial (OMM) no Brasil, alertou para o aumento da frequência de situações climáticas extremas no mundo.O Dia Mundial da Meteorologia, celebrado em 23 de março, foi instituído pela OMM para destacar os serviços diários de previsão do tempo e monitoramento do clima. O tema deste ano é “O Sol, a Terra e o Tempo”, com o objetivo de ressaltar a fonte solar de energia para a vida na terra e sua influência no tempo, nas correntes oceânicas e no ciclo hidrológico.

Mudanças no zoneamento agrícola e no direcionamento do serviço meteorológico vão reforçar seguro rural
 

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA