terça-feira, 8 de janeiro de 2019

ATENÇÃO NOVO GOLPE DE MATERIAL DE GRAÇA - CUIDADO!



Chegou a época de preocupação com os materiais escolares e a procura online por alternativas que não pesem no bolso têm sido o determinante, sabendo que as aulas voltam já no fim do mês. Aproveitando-se disso, criminosos estão usando aplicativos de mensagens instantâneas para propagar um golpe que oferece material escolar de graça, mas acabam comprometendo os dados dos usuários. 

Como os demais golpes espalhados pela web, a tentativa de ludibriar pessoas oferecendo brindes são comum e, neste caso, é oferecida amostras grátis de materiais escolares da marca Faber-Castell.


Para que o usuário possa participar da suposta promoção, é necessário clicar em um link que aparece ao final da mensagem. Ele leva a pessoa para um site que pede a indicação de outros cinco contatos para ganhar o prêmio. Após ceder as informações, o usuário pode tanto ser levado para sites que sugerem aplicativos supostamente legítimos e que geram lucro para criminosos sempre que instalados em um celular, ou então para sites cheios de propagandas que rendem dinheiro para os golpistas. 

A campanha está ativa desde o dia 3 de janeiro e foi detectada pelos pesquisadores de segurança da Kaspersky. Foi relatado pelos analistas da companhia que, em um período de quatro dias, já foram feitas mais de 560 mil vítimas. 

O golpe em questão é um tanto comum no WhatsApp, mas se alastrou também pelo Facebook Messenger, fazendo que os criminosos consigam criar um banco de dados com informações fornecidas pelos usuários, além de obter telefones de novas vítimas em potencial. 

É importante tomar alguns cuidados para não cair neste tipo de artimanha virtual: desconfie de promoções que parecem boas demais e dizem presentear os usuários em troca de compartilhamento e evite clicar em links suspeitos. 

Informações do site: Olhar Digital

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA