quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Centro de Tecnologia oferece cursos na área de produção de veículos elétricos e híbridos


O Paraná é o primeiro estado com um Centro Tecnológico de Veículos Híbridos e Elétricos do país. A unidade que fica dentro do Campus da Indústria, do Sistema Fiep, deve promover a formação de profissionais e prestação de serviços de tecnologia.
O novo Centro conta com oito laboratórios com equipamentos modernos e 13 salas para aulas teóricas. Ele faz parte do ecossistema de inovação do Sistema Fiep, que envolve o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, Observatórios da Indústria e a Aceleradora de startups.

Segundo o gerente do Campus da Indústria, Rafael Cury, o investimento em pesquisa nessa área acompanha o crescimento do número de veículos híbridos e elétricos no mundo.
Inicialmente, o Centro de Tecnologia vai oferecer cursos profissionalizantes, de graduação e de pós-graduação com foco em veículos híbridos e elétricos. A expectativa é colocar em prática, também, um curso técnico para preparar profissionais para atuar nesse tipo de produção
O local oferece ainda apoio para pesquisas de desenvolvimento e prestação de serviços, com capacidade até mesmo para a construção de protótipos. Nos últimos dois anos, o Paraná registrou aumento de 146% no número de emplacamentos de carros movidos à eletricidade.
De acordo com o Detran-PR, em abril de 2016 foram emplacados 224 carros elétricos no estado. O número subiu para 552 em abril de 2018. Eles não emitem poluentes, produzem menos ruído e são mais leves, por terem menos peças no motor. A Agência Internacional de Energia (AIE) calcula que em 2030, o número de veículos que podem ser abastecidos na tomada pode chegar a 125 milhões.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA