terça-feira, 25 de setembro de 2018

Engenheiros e advogados debatem importância da manutenção e inspeção predial, além de perícias e legislação ambiental





Realizado pelo Crea-PR, o workshop é gratuito e ocorre no UniBrasil, nos dias 26 e 27/9

O Crea-PR promove nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/9), no UniBrasil Centro Universitário, em Curitiba, o workshop Comissão de Avaliação e Perícia – Manutenção e Inspeção Predial/Danos Ambientais e Legislação. O objetivo é levar ao público conceitos, métodos e, em especial, a importância da formação profissional especializada nos trabalhos de avaliações e perícias de engenharia.

 Além da inspeção e segurança predial, o evento abordará a legislação que trata especificamente de meio ambiente, incluindo danos, impactos e valoração pericial de tais ocorrências; além de soluções de conflitos, em quesitos como arbitragem, mediação e solução de litígios. Voltado a engenheiros, representantes de entidades de classe, membros do CreaJr-PR, coordenadores de cursos de Engenharia e estudantes, o workshop é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo www.creaweb2.creapr.org.br/creaweb.eventos/inscricao/inscricao.


De acordo com o gerente da Regional Guarapuava do Crea-PR, Engenheiro  Eletricista, Thyago Giroldo Nalim, o Crea-PR enxerga este tema como um debate de grande importância, principalmente em relação a dois aspectos. “O primeiro seria a questão da segurança das edificações, ou seja, debater o assunto no sentido de conscientizar a população no que se refere à correta utilização das edificações e também a sua correta manutenção, para que elas tenham sua vida útil adequada e garantam a segurança das pessoas que a habitam e por ela transitam. E o segundo aspecto seria no sentido de reunir especialistas nesse assunto para que a gente possa sempre fomentar o debate e trocar experiências e tecnologias que estão sendo utilizadas no mercado de trabalho, assim teremos profissionais capacitados, habilitados, e que exerçam suas atividades com excelência”, explica.

Palestras
No dia 26, o Engenheiro Civil Élcio Avelar Maia, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG), apresentará o tema Manutenção de edifícios e inspeção predial. À tarde, Inspeção e avaliação da proteção contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco será o assunto apresentado por Emerson Luiz Baranoski, Engenheiro Civil e major da Reserva do Corpo de Bombeiros – PR.

No dia seguinte, também estarão em pauta danos ambientais e a legislação que envolve o tema. O advogado Ricardo de Oliveira Campelo, da Brotto Campelo Advogados, abordará os aspectos jurídicos da NBR 15575, prazo de garantia na construção civil, responsabilidade civil na cadeia da construção civil, métodos alternativos de soluções de disputas.

Em seguida, o procurador do Ministério Público do Paraná Edson Luiz Peters e o advogado de Direito Ambiental Alessandro Panasolo, do escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, abordarão o tema Danos ambientais, tais como ação civil pública urbana e rural, desmatamento e poluição de cursos d´água.

À tarde, a Engenheira Florestal Tania Magda Matsuno Albino Ramos, do Ibape/PR e Confal Consultoria Florestal Brasileira, falará sobre Valoração de dano ambiental em área de uso restrito/proibido.

Fechando a programação, o Engenheiro Florestal e advogado Marcelo Leoni Schmid, da Index Florestal, abordará o tema Legislação Ambiental.

PROGRAMAÇÃO

DIA 26/09 - quarta-feira
08h30 – 09h – Credenciamento
09h – 10h – Abertura
10h – 11h30 – Manutenção de edifícios e inspeção predial Engenheiro Civil Élcio Avelar Maia)
11h30-12h – Perguntas e debate
12h-13h30 – Intervalo de almoço
13h30 – 16h - Inspeção e avaliação da proteção contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco (Emerson Luiz Baranoski, Engenheiro Civil e major da Reserva do Corpo de Bombeiros – PR)
16h -16h30 – Coffee Break
16h30-17h – Perguntas e debate
17h – Encerramento do primeiro dia

DIA 27/09 - quinta-feira
8h15 – Abertura dos trabalhos
8h30 – 10h – Aspectos jurídicos da NBR 15575, prazo de garantia na construção civil, responsabilidade civil na cadeia da construção civil, métodos alternativos de soluções de disputas (advogado Ricardo de Oliveira Campelo, da Brotto Campelo Advogados) 10h-11h30 – Ministério Público – danos ambientais, tais como ação civil pública urbana e rural, desmatamento e poluição de cursos d´água. (procurador do Ministério Público do Paraná Edson Luiz Peters e o advogado de Direito Ambiental Alessandro Panasolo, do escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados)
11h30 – 12h – Perguntas e debates
13h30 – 15h – Valoração de dano ambiental em área de uso restrito/proibido (Engenheira Florestal Tania Magda Matsuno Albino Ramos)
15h – 16h30 – Legislação Ambiental (engenheiro Florestal e advogado Marcelo Leoni Schmid)
16h30-17h – Coffee Break
17h – 17h30 – Perguntas e debate
17h30 – 18h – Encerramento
 Local: UNIBRASIL Centro Universitário – Bloco 1 - Auditório Edla van Steen Rua Konrad Adenauer, 442. Tarumã.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA