sábado, 29 de setembro de 2018

Saúde alerta para medidas de prevenção contra surto de meningite no município de Virmond


As secretarias estaduais da Saúde, do Esporte e da Educação solicitaram que a prefeitura de Virmond, na região central de Estado, que adie a etapa de jogos regionais escolares, programada para este final de semana, como medida de prevenção de transmissão de meningite. A medida foi necessária porque foram registrados seis casos de meningite meningocócica na cidade nos últimos quatro meses, sendo que o último caso suspeito foi registrado nesta quinta-feira (27), o que caracteriza um surto da doença no município.
A meningite meningocócica é uma doença transmitida por via respiratória, através de gotículas de saliva expelidas por meio da fala, espirro, tosse, beijo ou compartilhamento de objetos pessoais. 

Quatro moradores de Virmond que contraíram a meningite são adolescentes e adultos jovens, entre 16 e 31 anos (sendo que dois deles compartilharam narguilé) e os dois últimos crianças de 8 e 6 anos. A criança diagnosticada ontem está internada em hospital de Laranjeiras do Sul em tratamento e seus exames coletados foram enviados para análise no Laboratório Central do Estado.
Para reforçar as medidas de bloqueio do surto, a Secretaria de Estado da Saúde enviou à Virmond um reforço de medicamentos específicos para bloqueio dos contatos dos pacientes. A 5ª Regional de Saúde monitora todos os casos suspeitos e apoia as ações dos técnicos municipais.
Sintomas
Os principais sintomas da meningite são febre alta repentina, dor de cabeça, rigidez de nuca, vômito e em alguns casos podem também aparecer manchas na pele. 

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA