segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Atores e bonecos contam “Vidas Secas” no Sesi Guarapuava


Pela primeira vez em Guarapuava, a companhia ítalo-brasileira Caravan Maschera apresenta uma surpreendente adaptação do clássico “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, por meio de bonecos, máscaras e pouco diálogo. A peça imagética trabalha com os signos, os significados e os sentidos do contexto atual e histórico da seca, da angústia e da esperança do sertanejo. A montagem será apresentada no dia 22 de setembro, no Teatro Sesi Guarapuava, às 20h.
O sertanejo Fabiano, protagonista do romance “Vidas Secas”, é um homem seco, rude, de pouca habilidade na fala. É essa aridez de recursos de comunicação que é transposta para a montagem da Caravan Maschera. Ao espetáculo, ainda somam-se referências à obra de Cândido Portinari (em particular à obra “Os retirantes”) e às fotografias de Sebastião Salgado no trabalho “Gênesis”.
De acordo com os membros da companhia, o espetáculo “Vidas Secas” não pretende “ilustrar” a temática da obra de Graciliano, mas estabelecer um diálogo entre a interpretação subjetiva do público e os sentimentos e sensações que o livro passa. Neste ano, “Vidas Secas” comemora 80 anos de existência e está entre as obras literárias para os vestibulares de 2018.
A Caravan Maschera surgiu da iniciativa da italiana Giorgia Goldoni (atriz formada pela Academia de Belas Artes de Bolonha e pela Escola Internacional de Teatro de Roma - Lecoq) em parceria com o ator brasileiro Leonardo Garcia Gonçalves (formado em artes cênicas pela Unicamp e com especialização na Sorbonne, em Paris). As montagens do grupo pesquisam o uso da máscara, o teatro de formas animadas, técnicas da commedia dell’arte e as manifestações da cultura popular brasileira.

SERVIÇO
O SESI CULTURA PARANÁ APRESENTA
Espetáculo “Vidas Secas”
Datas: 22 de setembro
Horário: às 20h00 (duração: 60 min)
Classificação: 12 anos
Valor: gratuito (contribuição voluntária de 1kg de alimento não perecível) 
Local: Teatro Sesi Guarapuava
Endereço: Rua Coronel Lustosa, 1736 
Observação: espaço sujeito a lotação (retirar ingresso com antecedência)

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA