sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Aprende a calcular o IMC e descobre o teu peso ideal

O IMC (Índice de Massa Corporal) é um índice utilizado para classificar o peso corporal, através da relação do peso com a altura. Ao calcular o IMC, é possível perceber se o peso está dentro dos limites saudáveis, apenas com os dados do peso e altura da pessoa. E por que é importante saberes calcular o IMC? Para poder determinar se te encontras com um peso saudável, que não apresente risco para a saúde, já que a obesidade aumenta o risco de um grande número de doenças, como por exemplo diabetes, problemas cardiovasculares e cancro.
A fórmula do IMC consiste na divisão do peso da pessoa (em kilogramas) pelo quadrado da sua altura (em metros):
Peso = peso (kg) / altura (m) × altura (m)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o peso de acordo com os seguintes critérios:
Ou seja, de acordo com as classificações do IMC:
  • Se o IMC estiver abaixo de 18,5, isto significa que o peso está abaixo do recomendado para a altura da pessoa
  • Se o IMC estiver entre 18,5 e 24,9, o peso está normal para a altura.
  • Se IMC estiver entre 25 e 29,9, o peso já está em excesso, correspondendo a pré-obesidade
  • Se o IMC estiver acima de 30, o peso já se enquadra na obesidade: de 30 a 34,9 Obesidade de grau 1, de 35 a 39,9 Obesidade de grau 2 e igual ou superior a 40 Obesidade de grau 3.
Desta forma, segundo o IMC, o peso ideal andará entre o IMC 18,5 e 24,9.
Na idade pediátrica, a classificação do peso pelo IMC é feita através de percentis, com base em tabelas de referência.
Assim, nas crianças:
  • Valores de IMC iguais ou superiores ao percentil 85 e inferiores ao percentil 95 correspondem a pré-obesidade;
  • Valores de IMC iguais ou superiores ao percentil 95, correspondem a obesidade.

Atenção à percentagem de gordura ao calcular o IMC

O IMC é apenas um guia para classificar o peso da pessoa, de uma forma simples, rápida e a baixo custo. No entanto, não é o método de classificação ideal, pois não avalia a percentagem de gordura, o que pode induzir a classificação de obesidade em erro – por exemplo, pessoas com um IMC normal podem ter excesso de gordura e pessoas com uma percentagem de gordura normal podem ter um IMC correspondente a pré-obesidade ou mesmo obesidade, devido a uma massa muscular elevada.

Dicas para manter o peso ideal

  • Fazer uma alimentação saudável, variada e equilibrada – neste caso, é essencial ler os 
  • rótulos dos alimentos e estar atento às quantidades de cada nutriente;
  • Fazer exercício físico;
  • Beber 1,5-2L de água por dia;
  • Limitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, bolachas e bolos – podes utilizar alternativas mais saudáveis;
  • Evitar alimentos ricos em gordura, como enchidos, fritos, bolos e chocolate;
  • Optar por alimentos integrais não processados;
  • Fazer 6-7 refeições por dia;
  • Não passar mais de 3 horas sem comer;
  • Tomar sempre o pequeno-almoço;
  • Comer sopa ao almoço e ao jantar;
  • Moderar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Comer devagar (pelo menos 20min). 



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