terça-feira, 5 de junho de 2018

ELEIÇÕES 2018 : RATINHO JUNIOR E OSMAR DIAS TECNICAMENTE EMPATADOS NO PARANÁ


O deputado Ratinho Júnior (PSD) e o ex-senador Osmar Dias (PDT) polarizam as intenções de votos para o Governo do Paraná. Pesquisa feita pelo Ibope Inteligência, divulgada na ultima    sexta feira (1), mostra que Ratinho Júnior obteve 30% e Osmar Dias, 25%. Considerando a margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou para menos, os dois pré-candidatos estão empatados tecnicamente.
A consulta popular foi encomendada pela rádio CBN de Cascavel.
A governadora Cida Borghetti (PP) aparece em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto, e Dr. Rosinha (PT) tem 2%. Brancos e nulos, porém, se sobrepõem a Cida e Dr. Rosinha juntos, já que somam 26% dos entrevistados. 8% não souberam opinar. Foram entrevistados 1.008 eleitores, entre 26 e 29 de maio.

COM REQUIÃO
A novidade dessa pesquisa, num segundo cenário, foi a inclusão do nome do senador Roberto Requião (MDB), entre os candidatos. Mesmo assim, Ratinho Júnior (25%), segue tecnicamente empatado com Osmar Dias (20%). Requião aparece com 18%, disputando o segundo lugar com Osmar Dias, já que são considerado empatados tecnicamente.
A pesquisa nesse cenário mostra que Requião tira votos dos demais concorrentes, inclusive Cida para 7% e Dr. Rosinha para 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 23% e 7% preferiram não responder.
Num terceiro cenário, agora com a inclusão dos nomes de Geonisio Marinho (PRTB) e de Jorge Bernardi (Rede), Ratinho Júnior (23%), Osmar Dias (19%) e Roberto Requião (28) no primeiro lugar. Cida Borghetti mantém os 7% e Jorge Bernardi aparece com 1% das intenções. Dr. Rosinha e Geonisio Marinho não alcançam 1%. Brancos e nulos somam 23% e outros 8% não souberam opinar.
Quando a manifestação dos entrevistados é espontânea, a situação muda totalmente. Roberto Requião e Álvaro Dias (Podemos) foram citados por 3% dos entrevistados, cada um. Ratinho Júnior e Osmar Dias aparecem com 2% cada um. Os outros nomes citados na pesquisa apresentam 1% ou menos. 59% dos entrevistados declararam não saber em quem votar. Brancos e nulos somaram 27%.
REJEIÇÃO
Roberto Requião lidera o índice de rejeição nesse quesito com 37%, seguido por Dr. Rosinha (28%), Geonisio Marinho e Cida Borghetti (24% cada) e Jorge Bernardi (23%). Ratinho Júnior apresenta 19% de rejeição e Osmar Dias 18%. Não souberam opinar são 14% e outros 7% responderam que poderiam votar em qualquer um dos nomes citados.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA