sexta-feira, 4 de maio de 2018

Ambiente de trabalho adequado pode melhorar a vida dos profissionais


Você sabia que a qualidade do ambiente de trabalho é um dos fatores que podem aumentar a produtividade de um profissional ou causar mal a saúde? A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem um estudo revelando que cerca de 45% da população mundial trabalha, ou seja, quase metade das pessoas. Então agora fica mais fácil entender a importância de termos um lugar adequado para realizar o trabalho. Gustavo Hoff, que atua no Departamento de Gestão em Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, explica o que é um ambiente de trabalho adequado.

“A questão da produtividade está ligada diretamente com a questão do ambiente, onde o trabalhador se enxerga,
onde ele se sente bem como se estivesse na sua casa, quando ele sai de casa já feliz em ir para o trabalho, ele com certeza produz mais. Então ele tem realmente vontade de produzir e ele acredita no trabalho que está fazendo. Eu acho que é muito importante essa questão de acreditar naquilo que se faz, de entender que ele está contribuindo para algo maior”.

E um ambiente de trabalho que não faz bem às pessoas não é apenas aquele que pode trazer riscos à vida dos profissionais, como detalha Gustavo Hoff.

“Com possibilidade de contaminação, um ambiente que não tem a higiene adequada e também tem a questão do ambiente que tem assédio moral, um ambiente onde o trabalhador não tem a confiança da chefia, onde ele se sente controlado, vigiado. Então esse tipo de ambiente não é saudável, não é legal de trabalhar, então não é um ambiente favorável”. 

No Brasil, está em vigor desde 2004, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, por meio de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Entre as diretrizes dessa Política está o apoio aos estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão dessas ações.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA