quarta-feira, 14 de março de 2018

Fotógrafo Guarapuavano concorre ao prêmio Governador do Estado

FOTOS ACERVO FOTÓGRAFO WALDIR CRUZ ON LINE

Criado na década de 1950, o Prêmio Governador do Estado para a Cultura busca reconhecer  e identificar os artistas que se destacam por suas trajetórias culturais. Neste ano a premiação será feita em nove categorias, entre elas: Arte para crianças, Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Música, Teatro, Territórios Culturais e Instituições Culturais além do “Destaque  Cultural do Ano”.
E entre os finalistas está o fotógrafo, Valdir Cruz que é natural de Guarapuava
.  O foco principal do trabalho do artista está concentrado em retratar o povo, a arquitetura e a paisagem do Brasil. Fotografias feitas entre 1995 e o ano 2000 registraram as faces da floresta e documentaram a vida dos povos indígenas do norte da Amazônia brasileira, esse trabalho possibilitou com que Cruz ganhasse em 1996 uma bolsa da Fundação Guggenheim .
Seu principal representante no Brasil é a Bolsa de Arte de Porto Alegre (RS e SP), e nos Estados Unidos é a galeria Throckmorton Fine Art em Nova York. O fotógrafo tem trabalhos  permanentes nas coleções do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museum of Modern Art (MOMA), de Nova York, Biblioteca Pública de Nova York, Museum of Fine Arts, de Houston, TX  e do Smithsonian Institute em Washington, D.C.
Valdir Cruz concorre na categoria Artes Visuais junto com outros quatro artistas. O público pode votar até o dia 18 de março no site  www.premiogovernador.sp.gov.br , na página estão disponíveis os perfis de todos os finalistas.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA