terça-feira, 15 de maio de 2012

8ª EXPOCARAMBEI COMECA NESTA QUARTA-FEIRA E VAI MOSTRAR AVANCOS NA PRODUCAO DE LEITE

Carambeí, na região dos Campos Gerais, promoverá a partir desta quarta-feira (16) a 8ª ExpoCarambeí, considerada uma das feiras mais importantes do setor leiteiro. O evento que segue até o próximo sábado (19) será realizado no Parque de Exposições, anexo ao Parque Histórico de Carambeí, e é resultado de uma parceria entre a administração municipal e a Batavo Cooperativa Agroindustrial, com o apoio da Frísia, indústria de processamento de leite.

Quem visitar a feira poderá conferir a exposição de animais da raça holandesa e conhecer os resultados da imigração dos holandeses na pecuária leiteira do Paraná. A novidade desta edição é o leilão de máquinas e equipamentos agropecuários, que será realizado no sábado, a partir das 14 horas.
O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, diz que a ExpoCarambeí é um evento importante porque é uma oportunidade de mostrar que a bacia leiteira dos Campos Gerais é a melhor do país.  “Levantamentos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento comprovam que as médias na produção de leite conquistadas na região dos Campos Gerais ultrapassam a média nacional”. A média de produção por vaca/dia do país é de 5 litros, a paranaense é de 10 litros e nos Campos Gerais é de 15 litros. Castro, também nos Campos Gerais, é o município que mais produz leite no Brasil.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a bacia leiteira dos Campos Gerais contribui para que o Paraná ocupe o terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de leite. Os primeiros colocados são Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Além do bom desempenho na produção, a qualidade do leite da região também é reconhecida.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA