segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Férias : Segundo boletim confirma balneabilidade das praias do Paraná


O segundo boletim de balneabilidade das praias do Paraná aponta 26 pontos próprios ao banho, seis pontos contaminados e 17 impróprios no período de 24 horas após chuvas.

A Secreataria do meio Ambiente reforça que os locais sinalizados com a placa amarela só são contaminados por chuvas realmente intensas e que consigam aumentar a vazão dos rios e canais, levando os resíduos para o mar.

Nesta temporada o IAP estará monitorando 49 locais durante 17 semanas. Entre eles, 44 pontos em 27 balneários, 4 pontos em rios de Morretes (Marumbi, Nunes e Nhundiquara) e um ponto na baía de Antonina.

ALTERAÇÕES - Em Guaratuba, os resultados do segundo boletim de balneabilidade apresentaram uma melhora, em relação à semana anterior. Três locais passaram de ‘amarelo’ para ‘azul’, tornando-se próprios para o banho de mar. São eles: os pontos localizados na rua Jacarezinho e rua Pedro Álvares Cabral, no Brejatuba e o ponto localizado 100 metros à esquerda do Morro do Cristo.

Entre as alterações no boletim desta semana, se comparado aos resultados da semana anterior, estão o número de locais próprios para banho (azuis), que aumentou de 22 para 26 pontos. Os locais próprios, com restrições (amarelo), reduziram de 24 para 17 pontos e os locais impróprios para banho (vermelhos), passaram de 3 para seis pontos.

O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Três centrais de informações do IAP estarão instaladas em Guaratuba, no Morro do Cristo; em Matinhos, na rotatória central e em Pontal do Paraná, no balneário de Ipanema para orientar moradores e veranistas quanto a qualidade da água para banho nas praias e rios.

O monitoramento da balneabilidade é realizado pela Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais (Depam) desde a temporada 1989/1990. A sinalização e orientação aos banhistas passou a ser feita na temporada de 2003/2004.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA