sexta-feira, 6 de abril de 2018

Profissionais têm que estar preparados para o diagnóstico correto da Tuberculose


A transmissão da Tuberculose é feita pelo ar por meio da tosse, fala ou espirro. Quando há contato de uma pessoa com tuberculose pulmonar para outra. O paciente deixa de transmitir a doença, em geral, em 15 dias de tratamento.
Assim, não há necessidade de isolamento. Para avaliação exata da doença, a coordenadora do Programa Nacional de Controle à Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki, chama atenção para o cuidado clínico. E ainda explica os benefícios de se realizar o tratamento.
“Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento tem que ser instituído o mais precocemente possível. Porque quando a gente trata, aquele indivíduo deixa de contaminar outras pessoas nas primeiras duas semanas. Então, para proteger os seus familiares, a sua rede de contatos, é recomendável que se inicie o tratamento o mais precocemente possível..Além disso, o tratamento faz com que as condições clínicas se revertam rapidamente.”
Então não há tempo a perder. Ao sinal de qualquer suspeita, procure orientação médica adequada na unidade de saúde mais próxima da sua casa. A Tuberculose tem tratamento e cura. Ajude a deixar essa história no passado. Para mais informações acesse: saude.gov.br.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA