quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Paraná tem 340 casos de dengue em 4 meses


340 casos de dengue foram registrados no Paraná entre agosto de 2017, e a última semana do ano passado. Deste total, 324 são autóctones – foram transmitidos dentro do Estado. Outros 16 foram importados – quando a pessoa infectada contrai a doença em outra região. Pelo menos 8.600 suspeitas da doença foram notificadas.
As informações estão no relatório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgado nesta terça (03). Segundo o Coordenador da Sala de Situação em Saúde da Secretaria de Saúde, Raul Bely, os números são positivos na comparação com os resultados de anos anteriores, mas mostram que ainda é preciso manter ações de prevenção.
Os casos foram registrados em 255 cidades paranaenses. Os municípios com maior número de casos confirmados são Maringá, com 127 registros, Foz do Iguaçu, com 31, e Cambé, que teve 19 casos da doença. Ainda segundo o boletim, a incidência no Estado é de 2,9 casos por 100 mil habitantes, índice considerado baixo pelo Ministério da Saúde.
As cidades de Tamboara e Itaipulândia têm incidência considerada alta. Em Tamboara, no Norte do Estado, nove casos positivos foram registrados, o que classifica a cidade com uma incidência de 180 casos por 100 mil habitantes. Já em Itaipulândia, 14 pessoas tiveram a doença, e a cidade registrou uma incidência de 117 casos por 100 mil habitantes. Bely destaca que esta época do ano é favorável para a infestação do mosquito. Por isso, mais uma vez, é preciso dobrar a atenção para não deixar água parada.
Outro número que chama atenção no boletim é o de casos descartados. Foram mais de 5.200 casos suspeitos. Segundo Raul Bely, o dado mostra que a população tem agido corretamente ao procurar orientação médica quando tiver algum sintoma da doença.
Sobre a vacina contra a dengue, Raul orienta que aqueles que já iniciaram o esquema vacinal completem o ciclo. Segundo o coordenador, uma nova campanha com informações sobre a vacina deve ser anunciada em breve pela Secretaria de Saúde.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA