terça-feira, 21 de novembro de 2017

Senadores podem votar mudanças nas regras eleitorais nesta terça


A pouco mais de um mês do recesso parlamentar, o Senado abre a pauta de votações na sessão desta terça-feira (21). Entre os destaques, está o projeto (PLS 345/2017) que cria o voto distrital misto para as eleições da Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Câmara Distrital. O texto, de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), tramita em regime de urgência, em conjunto com outros dois projetos.

Segundo o presidente do Senado, a proposta é válida por se tratar de uma necessidade de ajuste no modelo eleitoral brasileiro.
“Acho extremamente importante, não é porque é da minha autoria, que é o voto distrital misto, que é um anseio da sociedade e é a mudança perfeita e complementar do novo modelo político do Brasil”.
De acordo com a proposta, estados e municípios serão divididos em distritos e os eleitores terão direito a dois votos: um para o candidato específico do seu distrito eleitoral e outro para um partido de sua escolha. Dessa forma, parte das vagas em disputa será preenchida por representantes distritais (sistema majoritário) e a outra a partir das listas de candidatos ordenadas pelos partidos. Nesse último caso, o que decidirá os vencedores é a votação proporcional de cada partido.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA