quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Movimento separatista do Sul faz plebiscito no sábado



Embalado pela votação pela independência da Catalunha na Espanha, o movimento O Sul é Meu País faz no próximo sábado (7), das 8h às 20h, um plebiscito dos eleitores de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sobre a separação da região sul do Brasil. Batizada de Plebisul, a consulta espera a participação de um milhão de moradores dos três estados - o equivalente a 5% do eleitorado da região formada por 27,3 milhões de habitantes. No Paraná, 105 cidades terão urnas de votação.


Segundo os organizadores, qualquer eleitor pode participar do plebiscito, até mesmo aqueles que são contrários à separação. "O objetivo desta consulta popular é saber verdadeiramente o que pensam todos os sulistas", justifica texto do movimento sobre o plebiscito. Em princípio haverá pelo menos uma urna em cada um dos 1.191 municípios dos três estados. Os locais de votação estão divulgados no site de O Sul é Meu País.

O movimento reconhece que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso Nacional. Aliás, a Constituição proíbe a separação de qualquer unidade da federação. Mas os organizadores afirmam que a consulta não fere a legislação por se tratar de uma manifestação pacífica de opinião, direito assegurado pela Constituição.

Durante o plebiscito, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular, para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um plebiscito oficial em 2018 sobre o assunto. O movimento espera chegar a três milhões de assinaturas.

Não é a primeira vez que O Sul é Meu País realiza um plebiscito informal. Em outubro de 2016, outra consulta foi realizada. Á época, participaram 617,5 mil pessoas. E 95,75% disseram ser favoráveis à separação dos três estados do restante do Brasil.

No site do Plebisul é possível pesquisar os locais de votação de cada cidade. Basta acessar o endereço  www.sulista.org e clicar na opção "ONDE VOTAR".

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA