quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Agricultura: Censo Agropecuário 2017 vai começar em outubro


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai dar início a mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país. A fase de coleta do Censo Agro, que compreende a aplicação dos questionários a todos os estabelecimentos agropecuários do Brasil, será realizada de 1o de outubro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018. Quem dá mais detalhes sobre o levantamento é o coordenador técnico do Censo Agropecuário do Distrito Federal, João Alves Lima.

"Uma das principais utilidades será a formação de um cadastro que permitirá a implantação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários e poderemos obter com esta pesquisa muitas informações sobre a atividade de produção, sobre crédito, número de pessoas envolvidas na atividade e acompanhamento das safras."
No último Censo, feito em 2006, foram registrados 5,2 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Eles ocupavam 36,75% do território nacional. Na época, existiam 16,6 milhões de trabalhadores ocupados na área agrícola e a atividade mais comum era a criação de bovinos. Este é o 10º Censo Agropecuário e irá mobilizar cerca de 26 mil pessoas, desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados. O recenseador Moisés Bastos é técnico agrícola e foi selecionado para o treinamento. Ele conta quais são os principais objetivos deste trabalho.
"Ter um retrato da situação agrícola do país, para o desenvolvimento social e econômico e de políticas públicas que venham melhorar a vida do homem no campo."
O treinamento dos recenseadores terá ênfase especial ao uso do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um smartphone que vai servir para armazenar as informações colhidas no campo e transmití-las para a rede de computadores. Para o sucesso desta operação, é preciso que a informação sobre a realização do censo chegue aos estabelecimentos agropecuários e de que os recenseadores do IBGE sejam bem recebidos.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA