terça-feira, 25 de outubro de 2016

OCUPAÇÕES PERDEM FORÇA APÓS MENINO SER ASSASSINADO A FACADAS

  

As ocupações de escolas no Parana, começando pela  região de Santa Felicidade – bairro onde um adolescente de 16 anos foi encontrado morto, dentro  de um colégio ocupado, ontem  segunda-feira (24) – enxugaram depois do episódio trágico. 
 Alunos,pressionados pela preocupação dos pais que,começam a deixar colégios em Curitiba, região metropolitana, São José do Pinhas e boa parte do Parana.

Os alunos do Colégio Estadual Pe. Silvestre Kandora, no São Braz, decidiram em uma assembleia realizada nessa s desocupar a escola. Até o final da noite dessa terça todos os alunos devem deixar a instituição. Segundo os alunos, há uma dificuldade em manter a ocupação porque nem todos têm disponibilidade para estar na escola o tempo todo. Além disso, há uma preocupação com a integridade física dos alunos.
“Tem a questão do conflito, e vai vir muita pressão dos pais e da comunidade”, disse um aluno que preferiu não se identificar. Segundo ele, os estudantes optaram por deixar a escola para preservar a integridade física de todos. “Tem menores de idade aqui”, ponderou.
Além da tragédia ocorrida , os alunos levaram em consideração os movimentos pela desocupação dos espaços. Na última quarta-feira (19), estudantes do Colégio Estadual do Paraná e integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) entraram em conflito e o caso foi parar na delegacia.
“A gente está lutando pela educação, mas tem que cuidar da gente também”, disse outro estudante da escola Silvestre Kandora.

Os colégios estaduais São Braz e Professor Olavo del Claro, próximos ao Colégio Santa Felicidade, já foram desocupados e as aulas ocorrem normalmente nas instituições.
O Colégio Estadual Santa Felicidade, onde o adolescente foi encontrado morto, foi desocupado durante a noite, mas as aulas não foram retomadas. Durante a manhã de hoje , os pais do garoto assassinado estiveram no local para conversar com o diretor e professores da escola, mas ninguém falou com a imprensa.
Segundo o último levantamento divulgado pelo Ocupa Paraná, no fim da semana passada, passava de 850 o número de colégios ocupados em todo o estado. Ontem segunda, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) falou que a quantidade havia caído para 792, o que não foi confirmado pelo movimento dos estudantes. Hoje os dados extra oficiais seriam de apenas 450 ocupados!

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA