quarta-feira, 1 de junho de 2016

MAIS DE 4 MIL CASOS DE ESTUPRO REGISTRADOS NO PARANA

O caso da adolescente de 16 anos que teria sido vítima de um estupro coletivo em uma comunidade do Rio de Janeiro acendeu um sinal de alerta no Brasil, chamando inclusive a atenção da imprensa internacional para a “cultura do estupro” enraizada na sociedade brasileira. E se engana quem pensa que no Paraná a situação é muito diferente do que acontece no resto do País. A situação por aqui é tão ruim quanto em outras localidades, tanto que o Estado é o terceiro com maior número de ocorrências, com média de 11 estupros por dia.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-PR), no ano passado o Paraná registrou 4.119 casos de estupro,
dos quais 577 em Curitiba. Já nos primeiros quatro meses deste ano, foram 1.307 ocorrências, sendo 166 na Capital. Nos dois casos, a média de ocorrência no Estado chega a 11, enquanto em Curitiba chega a aproximadamente três casos a cada dois dias.
Comparando os dados da Sesp com os que constam no Anuário divulgado pelo Fórum de Segurança Pública, nota-se que o Estado vem, desde 2010, registrando uma crescente no número de estupros registrados ano a ano. Há seis anos, foram 2.643 casos, o que significa um aumento de 55,85% no total de casos ano a ano entre 2010 e 2015.
Segundo especialistas, o aumento no número de notificações aponta para duas possibilidades — ou houve um aumento no número de estupros, ou então uma redução no número de casos subnotificados, já que ainda há um forte caráter de subnotificação com relação a esse tipo de crime por conta do medo ou mesmo vergonha das vítimas em denunciar o abuso, como admitem a própria polícia e o Ministério Público.
De toda forma, a alta no número de registros colocou o Paraná como o terceiro estado com o maior número (absoluto) de estupros, conforme dados de 2014 do Fórum de Segurança Pública. Apenas os estados de São Paulo (10.026) e do Rio de Janeiro (5.676) registraram mais casos no ano referido.

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA

ENTRE EM CONTATO - SUA PAUTA
LIGUE JA